domingo, 16 de abril de 2017

"Domingo de Festa"


“ É Domingo de Festa” como dizia a minha avó - mais uma vez se cumpre a tradição, a procissão do Senhor Ressuscitado sai a rua – é dia de festa a rua principal da Vila esta engalanada, flores pelo chão e colchas a janela, a Banda Filarmónica com as suas marchas, ajuda a solenizar o cortejo, o tempo solarengo que anuncia o verão dá uma ajuda. Muitos são aqueles que participam na procissão, outros simplesmente ficam parados a ver o cortejo passar, comtemplado as melodias que saem dos instrumentos que brilham ao sol, tocados pelos músicos alinhados e afinados, e o colorido que este cortejo com todos os seus intervenientes dá a pitoresca Vila de Pedrogão Pequeno.

Este é o ultimo ato das cerimonias da Semana Santa nesta Vila que se iniciaram no passado domingo com a bênção dos Ramos e a procissão do Senhor dos Passos, prosseguindo na sexta-feira com a procissão do enterro do Senhor, na noite passada novo ato - a Vigília Pascal.

E assim se vai cumprindo a tradição nesta terra, é verdade que sem o fulgor de tempos áureos, mas paulatinamente reafirmando-se novamente como uma referencia religiosa e cultural da região, graças ao trabalho e dedicação da confraria do Santíssimo e do nosso Pároco, e de todos os que colaboraram na realização destas cerimonias.

1 comentário:

  1. Há muitos, muitos anos, neste Dia de Pascoa passei o dia lá em Pedrogão Pequeno com o seu saudoso Tio Xico Rei. E a sua avó, como sempre, tinha à nossa espera um petisco como só ela sabia fazer... O meu abraço para si e seu Pai.

    ResponderEliminar