segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Filarmónica vai realizar arruada do 1º de dezembro


Todos os anos quando o relógio da torre bate as doze badaladas que põem fim ao dia 30 de novembro e dão as boas vindas ao dia um de dezembro, a Filarmónica Aurora Pedroguense inicia a arruada do primeiro de Dezembro, interpretando o Hino da Restauração. Esta manifestação Patriótica tem como objetivo relembrar a Restauração da Independência Nacional ocorrida em 1640.

A origem de tal tradição nesta vila perde-se no tempo, mas tudo indica que terá tido a sua origem muito próxima da fundação da Filarmónica, e talvez possa ter sido influenciada por manifestações semelhantes ocorridas noutras localidades

Nos primeiros tempos esta arruada tinha início no “cabeço” (pequena elevação situada entre a traseiras do antigo hospital e a capela de Sta. Maria Madalena, também conhecido como “Monte Olivete”, que até há poucos anos atrás também era um local de confraternização dos Pedroguenses), segundo informação facultada por António Barata Duarte, que recordou este facto de conversas do seu pai, que foi músico durante bastantes anos (ingressou na Filarmónica muito próximo da sua fundação) e também foi Diretor e Maestro desta coletividade em algumas ocasiões entre 1915 e 1926.

Depois, esta arruada passou a iniciar-se junto à Escola Primária, hábito que chegou até aos nossos dias. Porque durante muitos anos a Escola Primária era o único edifício público civil desta vila e era lá também que a Junta de Freguesia tinha a sua sede.

Esta tradição tem-se mantido inalterada, com exceção de ou outro ano em que as condições climatéricas não permitiram a realização da arruada. Mas nessas ocasiões o Hino da Restauração foi sempre tocado nem que fosse dentro da sala de ensaio. Vem sendo hábito os Pedroguenses acompanharem a Filarmónica nesta arruada, embora ultimamente em número muito reduzido.

 Nem a recente medida governativa que aboliu o feriado do 1º de dezembro impediu que a Filarmónica mantivesse a tradição… mas este ano temos o ferido de volta…e quarta-feira as 23:55 la estaremos junto a escola primária para dar continuidade a tradição.

 

 

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Filarmonica raelizou "Borrego"


No passado dia 01 de Novembro a Filarmónica Aurora Pedroguense realizou mais um convívio do “ Borrego”. O evento iniciou-se com o hastear da bandeira da Filarmónica seguido de uma arruada pela Vila de Pedrogão Pequeno, depois veio a Missa e a romagem ao cemitério. Pelas 13:30 teve lugar o almoço convívio cujo prato principal foi borrego com manda a tradição.

No decorrer do almoço foi apresentado o músico Marcos Costa (Percussionista) único, que no corrente ano ingressou na Banda.
 Nos discursos da praxe, Luís Serra em representação dos músicos agradeceu a presença de todos referindo “é para vós que tocamos e ensaiamos, e os vossos aplausos é que nos motivam, obrigados pela vossa presença”
Francisco Rei, Presidente da Assembleia de Freguesia, de Pedrogão Pequeno, recordou que este evento demostra a aproximação que houve desta coletividade a população, recordando-o também como um dia de convívio, com historia e “historias”.
A Vereadora da Cultura, do Município da Sertã, Cláudia André referiu o ambiente familiar vivido nesta coletividade, destacando o esforço desta e Coletividade (a semelhança de outras) para o enriquecimento cultural do Concelho. O Presidente da Coletividade falou sobretudo paro o grupo, referido o esfoço e empenho dos músicos, recordando alguns concertos realizados no ano que finda, apelando a união e disponibilidade do grupo em torno de novos desafios.
Tendo este convívio contado com a presença de cerca de 160 participantes entre músicos, familiares, convidados, sócios e amigos da Filarmónica.