quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Filarmónica reconduziu Direção

No passado dia 14 de fevereiro de 2016 a Filarmónica Aurora Pedroguense realizou mais uma Assembleia Geral. Os sócios compareceram em número reduzido, cerca de duas dezenas, sendo na maioria músicos.
No primeiro ponto da ordem de trabalhos o Presidente da Direção prestou informações sobre os últimos meses de atividade da Coletividade. No segundo ponto foi apreciado o relatório de contas relativo ao ano de 2015, neste documento destaca-se um passivo de 8500€, verba que corresponde ao que falta saldar do empréstimo contraído para a aquisição de uma viatura em 2007. Colocado a votação o relatório contas relativo a 2015 foi aprovado por unanimidade.
O terceiro ponto era relativo há eleição dos Corpos Sociais para o próximo triénio, como não apareceu nenhuma lista de candidatos, e após alguns minutos de impasse, acabou por se reformular os atuais corpos sociais e elaborou-se uma lista, que colocada a votação foi aprovada por unanimidade, houve ainda tempo para colocar há discussão o Orçamento e Plano de Atividades para 2016, sendo ambos aprovados por unanimidade.

Os Corpos Sociais eleitos para o próximo triénio têm a seguinte constituição:
Assembleia Geral
Presidente – Francisco José Antunes Dias Rei
Vice-presidente – Vítor Manuel Nunes Gomes
1º Secretario – Ana Paula Dias Antunes
2ª Secretario – Sandra Cristina da Silva Simão
Direção
Presidente – Manuel Francisco Antunes Dias
Vice-presidente- Adélia Maria da Silva Cortez
Secretario – Ricardo Jorge Dias Antunes
Tesoureiro – Luís Filipe Dias Serra
Vogal – Paulo Alexandre Arnauth da Cruz
Vogal- Manuel Henrique André
Vogal –  A eleger pelos músicos
Conselho Fiscal
António Antunes Martins
Manuel Antunes
Carlos Arnauth dos Santos
Suplentes
João Manuel da Silva Antunes
Tiago José Martins Ramos
Emília Martins Leitão
João Manuel Costa Loureiro


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Rancho Folclorico de Pedrogão Pequeno comemorou o 60º aniversario


No passado 31 de janeiro o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno recordou o 60º aniversário da sua fundação, recorde-se que esta coletividade tem como data oficial da sua fundação Janeiro de 1956.

Mas os primeiros passos para a sua criação foram dados na primeira metade de 1955, altura em que alguns membros da direção da U. A. P. P. (União dos Amigos de Pedrógão Pequeno) em Lisboa, ao programarem mais uma festa anual na Casa das Beiras. Solicitaram ao Sr. P. Serafim que organizasse um grupo de rapazes e raparigas para cantarem e dançarem algumas “modas” que antigamente se cantavam e dançavam na nossa terra. Recorrendo ao Sr. Vicente Correia e ao seu harmónio lá se formou o grupinho, que no dia 04 de Junho de 1955 faz a sua apresentação na casa das beiras em Lisboa para gáudio dos muitos Pedroguenses ai presentes.

A partir deste acontecimento o P. Serafim com a colaboração do Sr. Medeiros dão inicia a criação do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno. Em Junho de 1956 o Prof. Joaquim Nunes Rodrigues assume a direção do Rancho e com a colaboração de João Alves Batista levam o Rancho pelo país fora participando em festivais e festividades das mais importantes da época, recebendo elogios e distinções.

A direção desta coletividade para comemorar a data organizou um almoço comemorativo, que teve lugar no salão da “casa do povo” e contou com a presença de alguns antigos executantes deste grupo. Tendo sido entregues lembranças aos elementos vivos que participaram na primeira atuação deste grupo. António Fonseca da direção do Rancho agradeceu e enalteceu o esforço empenho e dedicação dos elementos que ao longo destes 60 anos mantiveram esta coletividade ativa, destacando também o trabalho e dedicação dos atuais executantes do Rancho.

Antes do almoço o Rancho presenteou os Pedroguenses com uma atuação no largo do Mercado.