quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Romaria de N. Sra. da Confiança


Decorreu nos passados dias sete e oito de setembro na Vila de Pedrogão Pequeno a Romaria de N. Sra. da Confiança, este ano o ponto alto foi mais uma vez a imponente procissão realizada no dia sete, ao final do dia, naquela que é popularmente conhecida como a “noite do fogo”  e que levou a imagem de N. Sra. da Confiança, da Igreja Matriz ate ao seu Santuário. E que este ano contou com a presença de D. Antonino Dias, Bispo desta diocese de Portalegre e Castelo Branco, ainda neste dia, merece também destaque uma espetacular sessão de fogo-de-artifício.

No dia oito, apesar de ser um normal dia de trabalho para os habitantes das redondezas, merece destaque a moldura humana que participou nas cerimónias religiosas (missa e procissão) presididas também pelo Sr. Bispo.

Ao longo dos últimos dois seculos esta Romaria e a imagem aqui venerada foram ganhando projeção e o reconhecimento dos povos da região, ainda muito recentemente era frequente encontrar muitos devotos em peregrinação para esta Romaria, que pernoitavam nas imediações do Santuário, a fim de participarem nos dois dias de Romaria para pagarem as suas promessas, e agradecerem as graças recebidas.

Esta Romaria é das mais antigas da região, no longínquo ano de 1803 já neste magnifico monte, se realizou uma festa em louvor de N. Sra. da Confiança, naquela em que na época ainda era a capela do Calvário. Não havendo muitos pormenores sobre esses festejos julgamos que terão sido só religiosos. No ano de 1846 há pela primeira vez referencia a fogo e gaiteiros no dia da festa, portanto já teria também um lado “profano” e em 1857 surge pela primeira vez referencia ao fogo na véspera da festa, utilizando o autor e expressão “ fogo preso em jardim” e assim se foi enraizando a “noite do fogo”, e crescendo uma das mais imponentes Romarias do centro de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário