terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Rancho Folclorico de Pedrogão Pequeno comemorou o 60º aniversario


No passado 31 de janeiro o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno recordou o 60º aniversário da sua fundação, recorde-se que esta coletividade tem como data oficial da sua fundação Janeiro de 1956.

Mas os primeiros passos para a sua criação foram dados na primeira metade de 1955, altura em que alguns membros da direção da U. A. P. P. (União dos Amigos de Pedrógão Pequeno) em Lisboa, ao programarem mais uma festa anual na Casa das Beiras. Solicitaram ao Sr. P. Serafim que organizasse um grupo de rapazes e raparigas para cantarem e dançarem algumas “modas” que antigamente se cantavam e dançavam na nossa terra. Recorrendo ao Sr. Vicente Correia e ao seu harmónio lá se formou o grupinho, que no dia 04 de Junho de 1955 faz a sua apresentação na casa das beiras em Lisboa para gáudio dos muitos Pedroguenses ai presentes.

A partir deste acontecimento o P. Serafim com a colaboração do Sr. Medeiros dão inicia a criação do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno. Em Junho de 1956 o Prof. Joaquim Nunes Rodrigues assume a direção do Rancho e com a colaboração de João Alves Batista levam o Rancho pelo país fora participando em festivais e festividades das mais importantes da época, recebendo elogios e distinções.

A direção desta coletividade para comemorar a data organizou um almoço comemorativo, que teve lugar no salão da “casa do povo” e contou com a presença de alguns antigos executantes deste grupo. Tendo sido entregues lembranças aos elementos vivos que participaram na primeira atuação deste grupo. António Fonseca da direção do Rancho agradeceu e enalteceu o esforço empenho e dedicação dos elementos que ao longo destes 60 anos mantiveram esta coletividade ativa, destacando também o trabalho e dedicação dos atuais executantes do Rancho.

Antes do almoço o Rancho presenteou os Pedroguenses com uma atuação no largo do Mercado.

1 comentário:

  1. Não tenho certeza se seria na inauguração do Rancho de Pedrogão Pequeno em Lisboa. Então empregado na Casa Macau, dos irmãos Jorge e Fernando Duarte, tive o prazer de assistir a uma belíssima atuação do Rancho na Casa das Beiras em Lisboa. Os nomes de José Alves Batista e do Padre Serafim fazem parte das minhas memórias. Para a atual Direção, aqui deixo os meus votos de continuação para os próximos 60 anos!...
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar