domingo, 22 de março de 2015

Dia da Freguesia


A Freguesia de Pedrógão Pequeno comemora este ano pela primeira vez o dia da Freguesia.
O dia da Freguesia foi instituído em reunião da junta de Freguesia a 11 de junho de 2014 e confirmado pela Assembleia de Freguesia em 28 de junho de 2014, das datas mais significativas da história desta Vila a de 30 de março, foi a escolhida visto assinalar a atribuição do primeiro foral a Vila de Pedrógão Pequeno, pelo rei D. Afonso V no longínquo ano de 1454., ato que marcou a criação do concelho de Pedrógão Pequeno.
Este ano o será dedicado aos antigos autarcas da Freguesia, conforme deliberação da Junta de Freguesia reunida em 04-02-2015.  
No dia 29 de março (domingo) a partir das 18:30 terá lugar uma Sessão solene. Que contara com dois apontamentos musicais (a cargo do grupo de palhetas da Filarmónica Aurora Pedroguense e tocata do Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno) onde serão Homenageados os antigos autarcas da Freguesia, que contara com um apontamento histórico a cargo do Dr. Rui Pedro Lopes, que terminara com um Porto de honra.
 No dia 30 de março 2ª feira as 20:30 atuará o guitarrista David Ferreira na Igreja Matriz, as 21:00 será projetado o filme “barragem do Cabril 60 anos de Historia” no salão da casa do povo de Pedrógão pequeno

A programação chegará ao fim no dia 02 de abril (5ª feira) com a projeção do filme “barragem do cabril 60 anos de história” na casa do povo do Bravo a partir das 18:30.

Entre os dias 29 de março e 05 de abril estará disponível para visita no salão da casa do povo a exposição "60 anos da barragem do Cabril" (cedida pelo Município de Pedrogão Grande)

Apesar de ser uma efeméride considerada "estranha" por algumas pessoas, esta Freguesia a semelhança de muitas outras localidades tem passado…. Presente e…. Futuro… para prepararmos o futuro  é importante fazermos uma retrospetiva do que fomos no passado…

terça-feira, 17 de março de 2015

Semana Santa em Pedrogão Pequeno


 
Entre 29 de março e 05 de abril do corrente ano, decorrem na vila de Pedrogão Pequeno as cerimónias da semana santa e pascais, que ultimamente vem recuperando algum do fulgor que no passado fez delas, umas das mais concorridas da região.
Da programação destacam-se no dia 29 de março pelas 14:30 com a procissão dos Ramos e a partir das 16:00  a procissão dos Passos acompanhada pela Filarmónica Aurora Pedroguense, no dia 03 de abril  a seguir a celebração  da Paixão terá lugar a procissão do enterro do senhor, acompanhada pela  Filarmónica Aurora Pedroguense. Encerrando estas cerimónias no dia 05 de abril com a procissão da Ressurreição do Senhor também acompanhada pela Filarmónica.