quinta-feira, 20 de novembro de 2014

BARRAGEM DO CABRIL - 60 ANOS


Decorreram hoje as comemorações alusivas ao 60º aniversário da Barragem do Cabril. Recorde-se que a construção deste empreendimento se iniciou em abril de 1951 e foi inaugurado em 31 de julho de 1954 pelo então Presidente da Republica o general Craveiro Lopes.
O evento teve organização conjunta da EDP  e do Município de Pedrógão Grande, decorreu na Casa Municipal da Cultura em Pedrogão Grande,  iniciou-se com a apresentação de um filme sobre a construção  e a vida desta Barragem, a sessão solene prosseguiu com a intervenção do Presidente do Município Pedroguense Valdemar Alves, que destocou as alterações e benefícios que este empreendimento trouxe aos dois Pedrógãos, (Pequeno e Grande), apontando ainda o rumos para o futuro. Pela EDP usou da palavra o Engº Pita de Abreu Presidente da EDP Produção, que enaltecendo o esforço de todos os que trabalharam para a construção desta barragem e pugnaram pelo seu bom funcionamento ao longo destes anos, destacou também alguns benefícios que esta, trouxe para as populações vizinhas e para a região.
De seguida os presentes foram convidados a visitar a exposição “ 60 anos Barragem do Cabril” patente no mesmo edifício.
Pelas 13 horas rumaram a Central do Cabril, onde foi descerrada uma placa alusiva a efeméride e após uma pequena visita as instalações foi servido um almoço volante oferta da EDP.
Desta forma se comemoraram as seis décadas de existência de um dos mais emblemáticos empreendimentos desta região.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Filarmonica realizou mais um "Borrego"


A Filarmónica Aurora Pedroguense realizou mais um convívio do “borrego” , rodeado de alguns imprevistos. Este ano com algumas alterações, apos a tradicional arruda decorreu a missa este ano acompanhada pela Filarmónica finda a qual decorreu a romagem ao cemitério, este ano realizada em conjunto com a Paroquia.

Depois veio a almoço convívio com o tradicional borrego guisado com batatas acompanhado do também já tradicional caldo verde, com os discursos da praxe onde a Vereadora da cultura do Município da Sertã destacou o esforço e empenho de músicos, Maestro e diretores. Foram também apresentados os músicos que ingressaram na Filarmónica no decorrer do corrente ano. Foi também destacado o esforço e trabalho das senhoras que confecionaram o borrego, este ano lideradas pela D. Ilda, foi ainda referida a ausência da D. Celeste Rei que sofreu um acidente alguns dias antes deste evento.

As cerca de 170 pessoas que participaram neste evento foram surpreendidos pelo grupo de música
 
de popular de Cernache do Bonjardim que interpretou alguns números do seu reportório, que muito agradou aos presentes, demonstrando esta visita as excelentes relações entre as duas coletividades.
O que restava da tarde foi preenchido com o tradicional magusto e a atuação da tocata e cantata do Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno, que muito agradou aos presentes.
E assim se cumpriu mais um dia de intenso convívio Pedroguense