terça-feira, 30 de julho de 2013

Capela de N. Sra. da Confiança recebeu concerto dos 500 anos do Foral de Pedrogão Pequeno


Realizou-se no dia 28 de julho na Capela de N. Sra. da Confiança mais um concerto integrado nas comemorações dos 500 anos do foral Manuelino de Pedrogão Pequeno. Em “palco” esteve o Pedroguense David Ferreira com a sua guitarra, acompanhado por Bruno Cruz em trompa e Simão Francisco em Flauta. Em comum estes músicos têm o facto de lecionarem na Escola de Música (conservatório) Canto Firme em Tomar.
O público compareceu em número razoável, tendo assistido ao evento mais de sete dezenas de pessoas, sem contar os turistas que foram passando e dando uma espreitadela ao concerto.
As comemorações dos 500 anos do foral desta Vila iniciaram-se no passado dia 22 de junho com um concerto do grupo de metais da Filarmónica Aurora Pedroguense, na capela de S. Rafael no lugar do Bravo e vão prosseguir no dia 17 de agosto com a atuação do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno na Praça Ângelo Henriques Vidigal. Em setembro em data a definir terá ainda lugar um concerto do grupo de palhetas da Filarmónica, o encerramento destas comemorações será a 19 de outubro, em evento cuja programação será anunciada brevemente.

sábado, 20 de julho de 2013

Filarmónica Aurora Pedroguense prossegue aposta na Formação


 
Decorreu em Mação entre os dias 15 e 19 de julho de 2013 o 5º estágio de sopros e precursão, organizado pelo Polo de Mação do Conservatório de Musica Canto Firme e dirigido pelo Professor/Maestro Simão Francisco. Entre os 46 músicos que frequentaram este estágio, estavam 4 executantes da Filarmónica Aurora Pedroguense ( três na classe de clarinete e um em trombone). A participação neste tipo de iniciativas insere-se numa aposta da Coletividade na formação e valorização dos seus músicos. Aos participantes além do contacto com outros músicos e formadores, foi possível realizar um trabalho específico acompanhado por formadores especializados em cada instrumento. Serviu também para o seu crescimento e formação humana, fruto das incidências vividas ao longo destes dias.
 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Rancho organiza encontro de Folclore


 
 


O Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno organiza no próximo dia 13 de julho o seu terceiro encontro de folclore, o evento principia pelas vinte horas na sede do Rancho, onde se inicia o desfile dos grupos que termina no polidesportivo de S. Sebastião, local onde decorrem as atuações.
Além do grupo da casa marcam presença o Rancho da Casa do Povo de Alpiarça e o Grupo Folclórico da Freguesia de Alvega (Abrantes).

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pedrogão Pequeno comemorou Santos Populares


Pedrogão Pequeno comemorou Santos Populares

 
No passado dia 29 de junho o logradouro do edifício da “Casa do Povo” foi o local escolhido para um convívio alusivo ao Santos populares. Apesar do padroeiro de Pedrógão Pequeno ser o S. João já há muito que as comemorações se resumem ao serviço religioso (procissão), que este ano teve lugar no passado dia 23 de junho.
 Estando este ano Pedrógão Pequeno a comemorar os 500 da atribuição do Foral, pelo rei D. Manuel I em 1513, o Rancho Folclórico e a Filarmónica decidiram organizar um convívio alusivo aos Santos populares.
 O evento iniciou-se por volta das 20:30 com uma arruada pela Vila a cargo do Rancho Folclórico tendo prosseguido partir das 21:30 no improvisado arraial montado no logradouro do edifício sede da Freguesia, onde decorreram as autuações destas duas emblemáticas coletividades Pedroguenses, intervaladas com a tradicional sardinhada como manda o espirito desta quadra dos Santos populares.
Enfim… foi mais um dia de intenso convívio Pedroguense.