domingo, 23 de dezembro de 2012


Igreja Matriz recebeu Concerto de Natal

 
No passado dia 22 de dezembro de 2012 a Filarmónica Aurora Pedroguense realizou na Igreja Matriz de Pedrogão Pequeno o seu concerto de Natal. O evento abriu com a atuação de um grupo de músicos da Filarmónica da classe dos metais (trompetes, trompa, trombone, tuba e contrabaixo) que apresentaram alguns temas que tem vindo a ser preparados na escola de música da Filarmónica, seguiu-se a atuação de outro grupo semelhante ao anterior, mas desta vez composto por instrumentos de palheta (clarinetes e saxofone tenor).

Chegada a vez do Grupo Coral do Sertanense, este brindou os presentes com uma atuação bastante interessante, e apesar de interpretar um género musical ligeiramente diferente do que, as gentes de Pedrógão estão habituadas a ouvir, conseguiu prender a atenção do público que no final o brindou com um estrondoso aplauso.
 A finalizar ocupou o palco a Filarmónica Aurora Pedroguense, que abriu com a marcha de concerto “Amores de Pedrógão” recuperada do arquivo de propósito para este evento (esta marcha já fez parte do reportório desta Coletividade até por volta do ano dois mil) e teve o ponto alto com a interpretação da obra “Suite de Natal”, terminado com o tema “É Natal” que contou também com a participação de três dos alunos que frequentam a escola de música da Filarmónica e que ainda não fazem parte da Banda. O trabalho apresentado espelha o empenho dos músicos desta Coletividade e o esforço e dedicação do Maestro Pedro Cordeiro.

As mais de 120 pessoas que assistiram a este evento não deram por perdidas as cerca de duas horas e meia que durou o espetáculo e no final aplaudiram de pé as atuações Grupo Coral e da Filarmónica.
No final do concerto realizou-se um pequeno lanche convívio, onde músicos, elementos do Grupo Coral e público puderam conviver como manda o espirito da quadra Natalícia.

 

sábado, 1 de dezembro de 2012


Pedrogão Pequeno cumpriu mais uma tradição
 




Quando o relógio da torre da Igreja Matriz acabou de entoar as 12 badaladas que anunciavam a chegada do 1º dia de dezembro, a Filarmónica Aurora Pedroguense que aguardava perfilada junto escola primária, iniciou mais uma tradicional arruada que recorda a restauração da independia Nacional ocorrida a 1 de dezembro de 1640, sendo acompanhada por mais de duas dezenas de Pedroguenses, devidamente equipados para fazerem frente ao muito frio que se fazia sentir, percorrendo-se assim algumas das ruas desta Vila ao som do Hino da Restauração.
 
O grupo de amigos de Pedrogão Pequeno no Facebook também se associou a este evento e lançou o desafiou aos Pedroguenses para se juntarem a Filarmónica e cantarem o hino.
 
O local escolhido foi a Praça Ângelo Henriques Vidigal em frente ao pelourinho, apesar de não ter existido um ensaio do “coro” com a Banda, a missão foi cumprida com sucesso, porque o principais objetivos, (o convívio e a divulgação desta tradição Pedroguense) foram atingidos.

No final ficou um repto para que esta tradição se mantenha nos próximos anos, apesar da decisão anedótica do Governo Português, que aboliu este feriado em que se celebra a independência Nacional.   
Houve ainda tempo para músicos e participantes conviverem num pequeno lanche na sede da Filarmónica